17.5.12

Modelos tridimensionais no Inkscape 2: editando e exportando

Continuando ainda a edição de modelos no Inkscape, as vezes é util editar algumas propriedades do objeto antes de exportar. No Blender é possível importar e exportar para diversos modelos. O formato Wavefront (.obj) é o suportado no Inkscape, então vamos nos focar na abordagem com ele.

Após deletar o cubo inicial, vá em File > Import > Wavefront (obj). Selecione o arquivo do seu modelo e clique em Import.

 






O arquivo será importado do modelo .obj e poderá ser editado como qualquer modelo do Blender.



Uma operação interessante aqui é a Subdivisão de faces, então subdivide-se as faces. Depois disso, vá em File > Export > Wavefront (.obj) coloque o novo nome do objeto e clique em Export.



Depois disso, siga os passos do tutorial de inserção de modelos Wavefront para o Inkscape para importá-lo para o formato vetorial.





Terminada a edição e importação do modelo, para gerar uma saída interessante para os arquivos Latex, vá em Arquivo > Salvar Como , selecione o nome do objeto e os formatos desejados na combo box no canto inferior direito da caixa de diálogo. Geralmente as boas pedidas são os EPS ou SVG, formatos vetoriais suportados pelo Latex.



Com isso é encerrada os tutoriais de importação de modelos tridimensionais. O Inkscape também desenha curvas paramétricas usando a notação das funções definidas no pacote math do Python. Talvez eu acabe tirando um tempo pra explorar essa função também, pois também deve ser muito útil na hora de gerar bons gráficos para os nossos Latex.

Até la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário